CHAMADA DE TRABALHOS

Encontra-se aberta a chamada para submissão de propostas de comunicações para compor três grupos temáticos, tendo como enfoque justiça política e econômica (1), democracia (2) e emoções políticas (3) em perspectiva transnacional. As contribuições podem abordar questões como as seguintes:

(1)   Justiça:

– Quais princípios de justiça distributiva e justiça política podem ser usados de forma a regular relações políticas e econômicas transnacionais?
– Que tipo de reformas institucionais são necessárias para a redução de injustiças políticas e distributivas transnacionais?
– Quem são os agentes de justiça transnacional – estados, movimentos sociais transnacionais, e/ou instituições internacionais?
– Quais tradições e conceitos filosóficos são apropriados para uma concepção transnacional de justiça, e como, se de algum modo, ideias filosóficas culturalmente distintas podem ser traduzidas?

(2)   Democracia:

– Como democracias em consolidação ou já consolidadas podem defender-se diante de pressões de transnacionalização econômica? Como, por exemplo, podem sociedades democráticas lidar com a imposição de imperativos econômicos como de desregulação, liberação e privatização em contraste com uma soberania efetiva dos estados?
– Como organizações regionais, supranacionais ou internacionais podem tornar-se mais democráticas?
– Qual o papel da sociedade civil na (re)democratização de políticas?
– Quais são as perspectivas de uma sociedade civil e de uma esfera pública transnacional mais influente e deliberativa?

(3)   Emoções políticas:

– Como os processos de transnacionalização afetam emoções políticas como solidariedade e patriotismo?
– Quais são as perspectivas e possibilidades de uma solidariedade transnacional?
– Qual tipo de mudanças conceituais sobre nossa concepção normativa de solidariedade e emoções políticas são necessárias?
– Que tipo de educação e experiência são desejáveis para promoção de atitudes democráticas?

Resumos das contribuições com até 500 palavras, em português ou inglês, devem ser enviados para filipe.campello@ufpe.br e culp@em.uni-frankfurt.de até 19 de dezembro de 2014. Os autores dos trabalhos serão notificados por email até 12 de janeiro de 2015. Os trabalhos finais com até 8000 palavras podem ser enviados até o dia 6 de abril de 2015. Uma seleção de trabalhos apresentados será publicada em um número especial da Revista Perspectiva Filosófica.